Provas e gabaritos anos anteriores

- 2005 (Com Áudio)
- 2006 (Com Áudio)
- 2007 (Com Áudio)
- 2008 (Com Áudio)
- 2009 (Com Áudio)
- 2010 (Com Áudio)
- 2011

Simulados
- 2005
- 2006
- 2007
- 2008
- 2009
- 2010
- 2011






ENews - Ano II
Boletim voltado aos estudantes de
segundo grau de todo o Brasil

QUANDO O
ENEM FOI
IMPLANTADO?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi implantado pelo MEC em 1998, visando avaliar o Ensino Médio no País por meio de uma prova aplicada aos cidadãos que estão concluindo (alunos de 3ª série), ou já concluíram, essa etapa da vida escolar.

QUAL O OBJETIVO DO ENEM?

Ao participar do ENEM, o cidadão poderá avaliar sua capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos na escola para resolver problemas presentes no seu dia-a-dia, interpretando dados e informações que estão cada vez mais disponíveis nos livros, nos jornais, nas revistas, na televisão, na internet, na natureza e em sua vida social. Em ambientes tão complexos como os da sociedade em que vivemos, é muito importante pensar por si mesmo e saber expor suas idéias. 

O QUE O ENEM BUSCA?

O ENEM pretende mostrar, enfim, em que áreas o cidadão precisa dedicar-se ainda mais para ter sucesso pessoal e profissional. Desse modo, quem faz o ENEM terá uma avaliação do seu potencial e poderá tomar as decisões mais adequadas aos seus desejos e às suas escolhas futuras.

QUAL É A ACEITAÇÃO DO ENEM?

Até agora (julho de 2003), 409 instituições de ensino superior utilizam os resultados do Enem como critério de seleção aos seus cursos de graduação. Destas, 52 são públicas e 357, privadas. O uso da avaliação tem ocorrido de várias maneiras, uma vez que as instituições têm autonomia para definir o seu critério de seleção. Em algumas, o exame conta pontos na primeira fase e, em outras, substitui essa etapa do vestibular. Há também aquelas que reservam vagas aos alunos com as melhores notas no exame.
Veja quais são e de que forma, clicando aqui.

O QUE É
NECESSÁRIO
PARA REALIZÁ-LO?

Não é necessária uma preparação especial para prestar o ENEM. O cidadão que está em dia com o noticiário e os temas atuais, tais como política, novidades científicas, artes, história, etc, e está acostumado a discutir esses temas com seus colegas e familiares, seguramente mostrará um bom desempenho na avaliação, pois é isso que o MEC propõe-se a "cobrar" na prova.

MEU DESEMPENHO NA PROVA PODE ME COMPROMETER?

O MEC promete sigilo absoluto com relação a seus resultados individuais. Só você os conhecerá. Eles serão remetidos, pelos Correios, ao endereço que você indicar no ato da inscrição. Os possíveis usuários (universidades, cursos pós-médios, empresas e outras instituições do mercado de trabalho) poderão conhecê-los apenas mediante sua expressa autorização.

A QUEM SE DESTINA ESSE EXAME?

O ENEM é dirigido também àqueles que desejam conhecer suas possibilidades individuais de enfrentar problemas do dia-a-dia, sejam eles de natureza pessoal, relacionados ao trabalho, envolvendo tarefas previstas para a universidade, ou até mesmo, de relacionamento social.

QUANDO SERÁ REALIZADA A PROVA?

A prova será realizada no dia 31 de agosto de 2003, domingo, com início às 13h, horário de Brasília-DF, com duração de cinco horas, em 605 municípios do País, incluindo todas as capitais

LEMBRETE
Por sugestão dos elaboradores do ENEM, os boletins e relatórios podem também vir a orientar empresas na contratação de funcionários. Portanto, valorize o exame de forma integral, tanto nas questões objetivas, quanto na Redação.
© COC Sistema de Ensino - Ribeirão Preto